Maio é realmente o mês das noivas aqui no Brasil?
top of page

| Blog Caravaggio

Maio é realmente o mês das noivas aqui no Brasil?

Teorias e crendices não faltam para explicar os motivos de maio ter esta fama. É só maio se aproximar que os adeptos ao matrimônio já ficam alvoraçados. Teorias e crendices não faltam para explicar os motivos do período ter esta fama. Questões climáticas, religiosas e até astrológicas influenciam no pensamento. Mas, será que maio ainda é o preferido para a realização de casamentos?


Fama

Há quem diga que o motivo seja a consagração de Maria, mãe de Jesus, que aconteceu nesse período. Outros creem que o dia das mães tenha influenciado na tradição. E há até quem busque na astrologia uma explicação: maio marca a passagem do sol pelo signo de touro – que está relacionado a fertilidade, logo seria um período ideal para os casamentos.

Entretanto, a informação mais plausível é que maio marca o início da primavera nos países nórdicos. Tida como a estação das colheitas, é neste período que a natureza começa a desabrochar e que o clima esquenta, tornando os cenários mais bonitos e acolhedores para as realizações das cerimônias.

Em entrevista ao portal da Super Interessante, o padre e teólogo Pedro Iwashita, do Instituto Teológico de São Paulo, declara: “Naquela parte do mundo, a chegada de maio é celebrada com muitas flores, em homenagem à natureza que refloresce e à primavera que por lá atinge a plenitude. Ao longo dos séculos, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento. Essa mesma ligação com as flores e a feminilidade fez com que maio, além de mês das noivas, também fosse considerado o mês das mães e de Maria”.

Apesar da fama, maio não é mais o queridinho dos noivos. Os números de matrimônios em maio estão perdendo força com o passar do tempo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE de 2016 (censo mais recente já divulgado), o queridinho dos brasileiros para subir ao altar é, de longe, dezembro.

O último mês do ano concentrou 669 mil cerimônias das cerca de 5,3 milhões realizadas entre os anos de 2010 e 2015. Na comparação, 51% a mais do que o mês de maio, que uniu “apenas” 443.736 mil casais, neste período.

Para entender o sucesso de dezembro, é simples. É só lembrar dos pagamentos do 13º e eventuais bonificações nas empresas, recesso de fim de ano e a maior chance de tirar férias, além do clima, é claro. Em dezembro, aqui no Brasil é verão, o que aumenta as chances de que o clima esteja quente durante a cerimônia.


bottom of page