| Blog Caravaggio

Bate papo sobre cerimônia de casamento com Cássia Oliveira

July 8, 2020

 

 

 

Olá noivinhas, tudo bem?

 

Já sabemos que temos muitas importantes decisões a tomar durante o planejamento do casamento e quando pensamos na cerimônia o primeiro passo é definir se será algo mais tradicional ou personalizado, em um estilo mais clássico ou moderno. Por isso devemos, como noivos, escolher com muita cautela a pessoa que irá realizar a celebração.

No artigo dessa semana vou expor para vocês o resultado de um bate papo super enriquecedor sobre celebração da cerimônia de casamento com a Celebrante Cássia Oliveira de São Paulo.

 

 


 

Bella: Cássia, para você, o que é essencial quando começamos a pensar na cerimônia?

 

Cássia: O essencial é buscar uma cerimônia de casamento celebrada de maneira que valorize a história da vida do casal, os valores pessoais, as crenças, as origens e a sua essência como casal, pensar numa trilha sonora que gostam, se haverá rituais. Tirar um tempo juntos e fazer uma análise do relacionamento e também dos gostos pessoais, olhar para a vida e compreender o que de fato gostariam de transmitir aos convidados.


 

Bella: A que devemos nos atentar na hora de escolher um Celebrante?

 

Cássia: É preciso que o celebrante esteja preparado e compreeenda as tradições e simbologias. Que se atente às formalidades, assim como o desejo do casal e sua individualidade. E principalmente apresente-se por inteiro para acolher e conduzir a cerimônia do início ao fim. E por último e não menos importante é necessário se conectar com o profissional escolhido, ter química, sabe? Para que se possa confiar e ter uma cerimônia única.

 

Bella : O que você considera um diferencial no seu trabalho como Celebrante e como você expõe isso ao casal, Cássia?

 

Cássia: Hoje o meu compromisso é mobilizar pessoas para que sejam melhores através do amor. Promovendo o amor através de suas histórias.

Primeiramente eu apresento os tipos de cerimônias, as cerimônias com rituais, simbolismos no casamento, as formalidades de uma cerimônia, a importância dos votos do casal, o alinhamento do roteiro da cerimônia no qual será definido o formato do texto, vou definir o perfil dos noivos, escutar e ouvir a trajetória que os levou até a decisão do casamento, saber os detalhes de sua história e outras etapas que são muito importantes para a sua cerimônia acontecer. E assim produzir um texto (um discurso) totalmente exclusivo para a sua cerimônia de casamento.

 

Bella: E como é desenvolvido esse texto exclusivo para cerimônia?

 

Cássia: Então Bella, eu me torno confidente de segredos e da intimidade do casal. Compreender o relacionamento dos noivos e essencial para criar uma atmosfera de calor, energia e emoção para a cerimônia e esse conjunto é primordial para que eu possa desenvolver uma narrativa com a verdade e a história deles de maneira que os represente fielmente.

 

Bella: Cada vez mais os noivos vem buscando personalizar tudo e a cerimônia de casamento vem agregando cada dia mais elementos simbólicos que representam o casal, sabemos que uma cerimônia emocionante, inspiradora e com a personalidade dos noivos não precisa seguir absolutamente o "protocolo" escolhido né? É possível customizar e ajustar um rito de acordo com o gosto do casal e com aquilo que acreditam, a partir de um símbolo original desse costume, certo? Mas como fazer então uma cerimônia de casamento alternativa?

 

Cássia: As Cerimônias Alternativas se ajustam a todos os tipos de casais. E podem ser substituídas em uma cerimônia tradicional ou fazer parte dela.

É importante compreender que essas celebrações possuem cada uma um significado para diversas culturas. A sua representação deve ser feita com autenticidade e legitimidade. Como estamos falando sobre cerimônia com a pessoalidade do casal é interessante ressaltar que pode-se fazer adequações e combinações, se assim for o desejo dos noivos.

Podemos chamar essas cerimônias alternativas também de Rituais SIMBÓLICOS e sempre emocionam a todos, com clima leve, descontraído e único.

 

Bella: Incrível Cássia, vamos apresentar então para as noivas Caravaggio alguns dos rituais mais usados e pedidos pelos casais por aí? RS

Agradeço imensamente seu carinho e atenção e por dividir com nossas noivas esse conteúdo tão enriquecedor e esclarecedor sobre cerimônia e ritos, vamos lá?

 

Cerimônias alternativas realizadas por Cássia Oliveira:

 

Cerimônia da Água

 

- a água traz o sentido de purificação eliminando toda a negatividade. E preparando o casal para receber a nova vida juntos. Nas mãos dos noivos a água é jorrada e um recipiente maior a recebe. O casal pode incluir pétalas de rosas ou alguma essência, se desejar. Esse é o momento de reflexão do casal atraindo os melhores sentimentos.

 

Cerimônia das Areias

 

- a mensagem transmitida é a uniao do casal. São utilizadas areias coloridas cada uma contendo um significado, o casal despeja a areia em um recipiente maior alternando as cores. Depois de misturadas no vaso, as areias não poderão mais ser separadas, assim é a base de um casamento.

 

Cerimônia da Árvore/Plantio

 

- assim, como uma árvore poderá colher bons frutos se for cuidada. O casamento também terá bons frutos, se for regado todos os dias com bons sentimentos. Neste sentido, os noivos colocam adubo em um vaso, representando a semeadura de uma árvore de sua escolha, após isso o casal rega essa árvore plantada como exemplo do crescimento de uma nova família próspera.

 

Cerimônia da Caixa de Vinho

 

- um casamento maduro demanda tempo, além do cuidado para preservá-lo, assim como o vinho. Desta maneira coloca-se uma garrafa de vinho e mensagens com os votos dos noivos dentro de uma caixa. A caixa é lacrada e é recomendado ler os recados e beber o vinho, após cinco anos de casados para renovar a união do casal.

 

Cerimônia do Cordão de 3 Dobras

 

- tem como símbolo: o homem, a mulher e Deus. Sendo assim, três cordas são trançadas e inicia-se a reflexão do texto bíblico de Eclesiastes, que diz: “Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois o resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.” Quando há esse conjunto entende-se que a relação do casal jamais será quebrada e sim fortalecida.

 

Cerimônia Handfasting/Fitas

 

- possui sentido de laços de união. É por meio de fitas que a mãos do casal são atadas marcando um pacto entre os noivos, um compromisso um com o outro. É uma bela forma de simbolizar a sua unidade, o seu amor. Essas fitas são coloridas, cada cor contém um significado, o casal pode escolher as cores que melhor representam a sua personalidade e aquilo que desejam levar para o casamento. Saiba algumas definições: O vermelho - paixão, amarelo - confiança, verde - prosperidade, branco - pureza, azul - paciência, rosa - romance, entre outras.

 

Cerimônias das Rosas

 

- a rosa vermelha tem como símbolo o amor. Os noivos recebem essas rosas e trocam entre si; com a simbologia de que estão ofertando o seu amor um ao outro. No altar conterá um vaso vazio, os noivos - juntos - colocam as rosas recebidas, representando a entrega daquilo que há de melhor em si.

 

Cerimônia do Vinho

 

- o vinho branco simboliza o noivo e o vinho tinto a noiva. Quando os vinhos são mesclados é demonstrado a ligação definitiva do casal, O casal pode beber um gole e também quebrar a taça expressando que somente eles possuem o ingrediente deste amor.

 

Cerimônia das Velas/Luz

 

- representa a luz que cada um emana em si. E a partir da conexão ali estabelecida surge uma nova familia. Portanto, a noiva segura uma vela e noivo segura uma segunda vela e – juntos – acendem uma terceira. É possível também, os pais dos noivos realizarem o ritual. Os pais do noivo acendem uma vela, enquanto os pais da noiva fazem o mesmo. O casal recebe essa vela e acendem a terceira, em sinal da nova família que está sendo construída

 

Então Bella, para um casamento e até mesmo uma renovação de votos essas são algumas das cerimônias alternativas que podem ser realizadas, após a troca das alianças e dos votos do casal. O importante é considerar que cada ritual seja inserido dentro de um contexto. Contribuindo com o sentido do casamento e a celebração da história do casal. Espero ter ajudado. Obrigada você pelo convite para prestigiar o blog da Galeria incrível que pude conhecer através de você! O prazer foi meu! Grande beijo, Cassia.

 

 

E aí, gostaram das dicas?

Se sim, compartilhe com aquela sua amiga que vai casar, aquela madrinha parceira, enfim, idéia boa é idéia compartilhada. Aqui no Blog tem muito conteúdo legal pra ler, aproveite!


 

Siga-nos no Instagram (@caravaggioeventos) e no nosso canal do Youtube (Caravaggio Eventos) e fique atenta às novidades.

Beijos carinhosos

Bella Valente

@bella_valente

Visite também o ig da celebrante dessa matéria 

@cassiaoliveiracelebrante

www.cassiaoliveiracelebrante.com.br


 


 


 

 

 

Please reload

Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Conheça nossas unidades

Siga o Caravaggio
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

5 dicas para contratar fotografia para o casamento

October 28, 2020

5 dicas sobre alimentação no dia do casamento

October 6, 2020

1/15
Please reload

O seu evento em uma

Galeria de Arte

www.caravaggioeventos.com.br

NOSSAS UNIDADES

Rodovia Mg 10, KM 30

Lagoa Santa - MG

Alameda Flamboyant, 255

Vale do Sereno, Nova Lima - MG

Av. Victória, 260 - Jardim Canadá

Nova Lima - MG

R. Hudson, 961 - Jardim Canadá

Nova Lima - MG

REDES SOCIAIS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn

CONTATO

ACESSOS

CARAVAGGIO GALERIA DE ARTE E EVENTOS © 2021 - Todos os direitos reservados

fale conosco

pelo whatsapp