Tudo sobre Buquê de Noiva
top of page

| Blog Caravaggio

Tudo sobre Buquê de Noiva

Buquê de Noiva

Tudo para ajudar na escolha deste acessório indispensável para as noivas!

Buquê por Bella Valente

O buquê de noiva é um dos elementos mais essenciais para as noivas. Existem muitas teorias sobre sua origem , acredita-se que tudo começou na Grécia antiga, onde os buquês eram feitos com ervas flores e grãos como esperança de que o casal terá uma união frutífera.

A palavra Bouquet é de origem francesa, que traduzida para o português , virou buquê. Na França , fazia parte da tradição a noiva caminhar pela vila recebendo durante esse percurso flores, folhas e ervas que as pessoas entregavam a fim de desejar sorte e felicidade, tendo então flores na mão, quando entrar na igreja.

Com o passar do tempo, as noivas foram tendo mais liberdade para escolher cada detalhe do casamento. Foram feitos outros formatos de buquês, adicionaram mais folhagens, espécies de flores, variações de cor, adicionaram mais textura ... Ou seja, tornaram o “Fugir do comum” o verdadeiro ideal das festas atuais.

Porque as noivas jogam os buquês?

Ainda na França, no seculo XIV, a tradição era passar a sorte de ter se casado para as amigas solteiras , tradição esta que cresceu, ganhou força e perpetua até hoje na vida das noivas de todo mundo.

Mas qual é o significado do buquê de noiva?

Hoje, o buquê de noiva significa principalmente “vida” e “fertilidade”. No entanto, cada flor e cada cor possui um significado diferente .Por isso, é algo que muda de noiva para noiva, conforme seus desejos para o casamento e vida a dois.

Como escolher o buquê da noiva?

O primeiro passo é pesquisar inspirações. Salve fotos que fazem seu coração bater mais forte para encontrar o tipo que mais combina com você. Depois, você selecione de acordo com o estilo do seu casamento. Por exemplo: quem está em busca de um casamento clássico, deve ficar longe do buquê de proteas, que é exótico e boho (ideal para casamentos ao ar livre). O ideal é usar flores claras e românticas como a rosa, copos de leite ou tulipas.

Ah, vale lembrar que existem os buquês de flores naturais e os artificiais. Porém, os naturais são mais indicados por serem mais vibrantes e chamativos.

Atenção! Cuidado com a estação do seu casamento. Algumas flores são raras em determinadas épocas do ano. Além do valor ficar muito mais alto, pode ser que elas não estejam no estado perfeito para você usar. Pesquise bastante sobre o assunto!

Dicas essenciais para escolher o buquê
  • O buquê não faz parte da decoração. Por isso, não se preocupe em combinar as cores e flores. Tenha algo exclusivo, de acordo com o seu visual. Esqueça o resto da paleta de cores da festa!

  • Cuidado com o tamanho do buquê! A regra é bem simples: noivas baixas devem usar buquês pequenos. Enquanto as altas, podem apostar nos maiores. Desta forma, o buquê não esconde o vestido, nem faz parecer que você é muito mais alta.

  • Mix de flores e tons proporcionam um buquê mais cheio e chamativo. Não tenha medo de ousar na composição.

Quanto custa um buquê de flores?

O preço varia de acordo com o tamanho e os tipos de flores usados na composição. Alguns decoradores oferecem o buquê da noiva como cortesia. Converse com o seu!

Formatos de buquês

Além das cores e flores, você precisa escolher o formato do seu buquê de noiva. Confira e encontre o melhor:

Redondo

O buquê redondo é considerado o mais clássico dos buquês. Muito escolhido devido a sua versatilidade e fácil incorporação em qualquer tipo de casamento, bastando apenas escolher o tipo de flores e cores para cada ocasião.

Buquê por Bella Valente

Taça

É muito parecido com o buquê redondo e costuma ornar as mãos de noivas menos tradicionais, por causa de seu formato de boca mais aberta, característica que dá origem ao seu nome e o deixa menos uniforme.

Buquê por Bella Valente

Flor única

A flor queridinha do momento é a peônia, considerada mais rara no Brasil e a preferida das noivas que escolhem a Flor Única no lugar do buquê de formato mais tradicional.Ideal para a noiva mais segura e moderna, que já tem um vestido com muita personalidade e detalhes e prefere harmonizar o seu visual com uma composição mais leve e única.

imagem da internet

Especiarias

Buquê geralmente escolhido por noivas supersticiosas. São ricos em sementes, lavanda, folhagens e especiarias como alecrim e canela, para dar sorte.

imagem da internet

Cascata

Abandonado por um tempo pelas noivas, esse modelo clássico voltou a ser o objeto de desejo daquelas que não abrem mão do tradicional mas que procuram um buquê mais imponente para acompanhar um vestido com muito estilo”. O buquê cascata também volta repaginado em seu formato: mais comprido e menos compacto. A ideia é mostrar movimento com flores arranjadas de um modo menos compacto.

Como seu formato é maior, é preciso ficar atento ao tamanho da noiva, para que sua imagem não seja obstruída pelo buquê, que costuma ser indicado para mulheres mais altas e longilíneas.

imagem da internet

Coração

Esse buquê mantém ainda sua ideia original, representando o principal símbolo do amor, mas com formato atualizado e menos simétrico. “Ele é levemente arredondado, com uma ponta, deixando uma flor pendente” Nesse caso, o uso de folhagens também é recomendado. Ideal para noivas que gostam de aliar romance, personalidade e conceito.

imagem da internet
Assimétrico ou desconstruído

Os assimétricos conquistaram o coração das noivas modernas, campestres e românticas. Estão entre os mais procurados por conta da sua versatilidade. Nele, você pode apostar em diferentes tipos de flores e texturas para compor algo impressionante e exclusivo.

o que está super em alta são os buquês desconstruídos, que incorporam o movimento e a customização na sua composição. Suas principais características são a assimetria, mesmo nos formatos mais tradicionais, flores de espécies variadas e tonalidades mais fortes – marsala, berinjela, roxo – mescladas àquelas pastéis, para as noivas mais modernas, ou apenas em tons neutros – nude, rosa, amarelo – para as mais clássicas.

Buquê por Bella Valente
Braçada

Apesar de ser um dos mais inusitados, tem as que amam e apostam nele sem medo. A forma de segurar o buquê é diferente das demais: a noiva carrega em seus braços ao invés de levar pelo caule. O efeito é diferente de tudo.

imagem da internet

Hoop bouquet

Outro formato de buquê inusitado, mas que conquistou as noivas este ano (e promete aparecer muito mais nos casamentos em 2021). O buquê é em formato de guirlanda e pode ter flores apenas nas extremidades como também nele todo – varia do seu gosto.

imagem da internet
Quais as flores mais usadas para buquê de noiva?

Entre as mais usadas, podemos destacar:

Orquídeas

Quem sonha com um buquê clássico, pode apostar sem medo nas elegantes orquídeas. Os tamanhos e cores variam muito, porém, as pétalas brancas são as mais procuradas por simbolizarem o “Amor puro”. O buquê cascata é a melhor opção para ela; até mesmo os menores!

Rosas

Símbolo do amor e do romantismo, a rosa pode ter variações de significado, de acordo com a sua cor. Enquanto a vermelha simboliza o amor intenso e a paixão ardente, a rosa traz o significado de afeto e carinho, a branca paz e pureza e a amarela a felicidade e a alegria.

Tulipas

Tulipas significam “declaração de amor” e suas cores trazem muita alegria e harmonia para o buquê da noiva e também para os arranjos das mesas da recepção.

Astromélias

As astromélias são uma das flores mais usadas em decoração de casamentos, dada a sua resistência, beleza e durabilidade.Significam felicidade e amizade eterna.

Cravo

Uma das flores mais incríveis para serem utilizadas em casamentos, em especial na lapela do noivo, é o cravo. Significa sucesso, dinheiro e sensualidade.

Lírios

O lírio é muito utilizado em arranjos e buquês, principalmente de noivas que se casam em ambientes ao ar livre e durante o dia.Os lírios representam a pureza e o respeito

Gérberas

Flor do campo com um tamanho lindo é muito escolhida por noivas que se casam em locais abertos. Simbolizam a humildade, a simplicidade, a vida e a energia

Lisianthus

O lisianthus também é uma ótima opção de flor para buquês e arranjos, muito utilizado por noivas com estilo clássico e em casamentos tradicionais.Representam a sofisticação.

Girassol

O girassol é uma flor imponente, que decora o ambiente sem precisar, sequer, de complemento, Simboliza a felicidade e a lealdade entre o casal.

Buquê por Bella Valente

Espero ter ajudado! S2

Bella Valente - @bella_valente


bottom of page