Cortejo de entrada, saiba como montar o seu.
Olá, noivinhas! Tudo bem?
No artigo dessa semana vou expôr pra vocês o que é e como funciona o cortejo da cerimônia de casamento.
O cortejo do casamento é quase tão antigo quanto a própria cerimônia. Costumamos dizer que é quase uma coreografia e nada mais é do que a ordem de entrada e saída durante a cerimônia. Existe um "protocolo" que rege esse momento de acordo com cada religião e sua cultura, mas aqui apresentarei a vocês um protocolo padrão que normalmente é usado em várias religiões e o ponta pé inicial para personalizar o seu. Afinal, estamos em 2020 e personalizamos tudo SIM!
– Noivo com a Mãe
– Mãe da Noiva com Pai do Noivo
– Padrinhos e Madrinhas
– Daminhas e Pajens
– Noiva e Pai da Noiva
– Porta alianças
Hoje em dia não existem regras! Muitas famílias não seguem mais aqueles padrões tradicionais, o amor mudou, é permitido inúmeros tipos, estilos e conceitos no casamento e na vida à dois. Então sempre é legal pensar que podemos adequar ao nosso estilo e escolhas da vida. Não se prenda as regras feitas para os casamentos ortodoxos, haha.
Inclusive vou deixar aqui um exemplo de cortejo de casamentos: homoafetivo, quando algum ente querido já faleceu e merece a homenagem, quando a noiva (ou noivo) não tem pais, aqueles casais que não tem padrinhos… Vixe, são muitas opções, mas o importante é não se apegar às regras e montar aquele que mais combina com você.
Só dica uma dica para os casais que se casarão na igreja: é importante conversar com a sua instituição religiosa e ver se eles aceitam essas alterações, pois existem algumas instituições que são bem rigorosas e tradicionais com esses costumes.
Vamos ver então como podemos alterar o nosso cortejo?
ENTRADA DO NOIVO
Geralmente é o primeiro a entrar e acompanhado da mãe, mas e se por exemplo a mãe já for falecida, ou se têm uma mãe de consideração, ou queira entrar com a avó, ou com pai e a mãe…
Sem problemas, é só trocar!! Tudo vai depender do desejo do noivo, vale entrar com os dois, ou com a mãe e com a avó, a mãe de consideração, tudo vai depender do desejo do noivo.
Vale também trocar a ordem da entrada, que pode ser feita até depois dos padrinhos, ou incluir antes do noivo um pagem ou damaA
É isso mesmo, vai do gosto e da família de cada um!
PAI DO NOIVO E MÃE DA NOIVA
Esse tá fácil né?
Nos casos em que algum deles já tenha falecido você pode colocar a irmã da noiva, um tio… fica ao seu critério. O importante é escolher alguém que tenha uma ligação com o casal.
PADRINHOS E MADRINHAS
Podemos fazer com que eles entrem antes do noivo ou depois, como eu falei no item "entrada do noivo".
Não é obrigatório colocar os casais que já existem entrando juntos, caso você não seja próxima de algum deles ou se é a centésima namorada do seu grande amigo por exemplo, rs. O importante é escolher pessoas que sejam realmente próximas do casal. Os padrinhos não precisam entrar em casal, eles podem entrar homem acompanhado de homem, mulher com mulher, homem com mulher. Se o número de madrinhas e padrinhos não forem os mesmos pode fazer a entrada de cada um individual, alias isso é muito comum nos casamentos do EUA e eles podem também ganhar um novo nome como por exemplo "amigos dos noivos". Quando sobrarem só madrinhas também dá pra encaixar como "demoseile". Enfim, os noivos são livres para escolherem a maneira que preferirem essas entradas!
DAMINHAS E PAJENS
Aqui muitas noivas fazem uma ordem por idade. Primeiro as floristas, seguidas pelos pajens e daminhas. Ou deixa a florista para antes da noiva, tendo assim as pétalas que ela leva fresquinhas para a entrada da noiva ou até pode fazer com que todos entrem ao mesmo tempo de mãos dadas. Aqui minha dica é deixar as "pequeninas" ou que mal andam sempre acompanhadas e essa dica se aplica também aquelas crianças tímidas.
NOIVA E PAI DA NOIVA
Normalmente a noiva entra com o pai. Caso o pai já tenha falecido, é comum entrar com o avô! Como mencionei anteriormente, não existe regra, a noiva pode escolher seu pai de consideração, irmão ou tio. Já tive noivas que optaram por entrar sozinhas, outras antes mesmo do noivo e foi muito emocionante.
ENTRADA DAS ALIANÇAS
Normalmente a entrada é feita com crianças, mas isso também tem mudado muito então é comum colocar a avó para entregar a aliança, algum padrinho de batismo ou até mesmo seu animal de estimação!
ESCOLHA UMA TRILHA SONORA
Uma outra dica legal de deixar aqui é sobre a escolha das músicas do cortejo! O noivo pode ter uma música exclusiva para a sua entrada, se ele quiser! Ou pode usar a mesma dos pais!
Já a noiva tem que ter uma música exclusiva só para ela! E não obrigatoriamente precisa ser a marcha nupcial, ela pode escolher uma que tenha relação com a história dos noivos!
CORTEJO DE SAÍDA
Para a saída da igreja, a ordem do cortejo se inverte: saem os pais do casal, seguidos pelos casais de padrinhos intercalados; crianças e por fim, os noivos. Quando tem muita criança pequena minha dica é deixar que sejam as primeiras a sair, fica bem leve e divertido, além de que elas já se libertam desse momento de silêncio e quietude para elas. Rss.
Este é apenas um ponto de partida para que você possa organizar sua cerimônia. Hoje podemos adaptar e alterar conforme o desejo de cada casal. Mas vale lembrar que sempre o menos é mais, tá? Tudo em excesso vira exagero, então pra não errar e ter um cortejo lindo, único, emocionante e inesquecível, façam algo "clean" e descontraído, sempre pensando na harmonia de todos que estarão ali assistindo.
E aí, gostaram das dicas?
Se sim, compartilhe com aquela sua amiga que vai casar, aquela madrinha parceira, enfim, idéia boa é idéia compartilhada. Aqui no Blog tem muito conteúdo legal pra ler, aproveite!
Siga-nos no Instagram (@caravaggioeventos) e no nosso canal do Youtube (Caravaggio Eventos) e fique atenta às novidades.
Beijos carinhosos
Bella Valente
@bella_valente